O PORTAL - UFOLOGIA, FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE

1/1

O PORTAL

Série produzida em painéis de médios e grandes formatos, que tem como ponto de partida os assuntos ligados a ufologia, filosofia e espiritualidade. O motivo e inspiração para desenvolver essa série vem da minha curiosidade sobre os assuntos em questão. Sempre tive curiosidade em saber mais além do que já nos contaram sobre o universo em que vivemos e muito mais. Desde a minha adolescência, tenho despertado dentro de mim um profundo interesse por esses assuntos. Busco através da minha arte expressar a minha visão.

 

Em 2018, recebi o Prémio Aquisição na II Bienal das Artes de Brasília/DF, com a obra “O grande portal”, que faz parte dessa mesma série e agora pertence à coleção do SESC Brasília, DF.

 

 

PORTAIS E MUITO MAIS ALÉM

Místico. Imaginativo. Onírico. Espiritual. Racional. Preciso. Lógico. Producente. São conceitos que se adéquam à obra e o seu autor: Marcos de Oliveira. E, lá se vão 6 ou mais anos de conhecimento e convivência. Desde logo a sua obra impressionou-me vivamente quando do nosso trabalho conjunto numa exposição na Caixa Cultural de São Paulo. Na época convivi com os seus anjos, santos e guerreiros. emocionei-me com a sua feitura e procedimentos, rigor da composição, linhas perfeitas, cores adequadas e incríveis. Mas, devo confessar que o que mais me chamou a atenção foi uma multidão de figuras, símbolos, elementos incrustados de religiosidade, misticismos, não raros de encontrar na cultura e crença do nosso povo do nordeste.

 

E vejo que Marcos continua a sua busca constante pelo campo do não conhecido, do imponderável, do espiritual, do imaterial. E vejo ainda que o rigor na composição, formas e linhas se aperfeiçoaram ainda mais. Como todo o ser consciente e espiritualista Marcos atingiu nesse vórtice de símbolos, formas e cores uma linha entre o real e o insólito. Encontrou “portais”, previu “sinais” e celebrou “avistamentos”. No seu e no nosso imaginário os portais dariam acesso a outros planos (fora da terra ou dentro de nós mesmos), outras dimensões, outros níveis de consciência. As transposições dos portais nos revelam sinais e nos proporcionam avistamentos de “seres” ficcionais, composições lúdicas como peças chaves para entendermos e vivenciarmos a sua criatividade. O artista nos possibilita o acesso ao seu mundo dimensional através de construções geometrizadas e rigoroso uso de formas, tintas e cores. Um mundo de quimeras tal qual na mitologia grega.

Um mundo que desperta em nós a busca pelo desconhecido, pelo misterioso, pelo secreto e muito mais além.


(*) Elvira Vernaschi

Curadora
Historiadora e Crítica de Arte
Membro da ABCA e AICA – Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte
São Paulo, Julho de 2018.

Siga-nos nas redes sociais!
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter

© 2020 Marcos de Oliveira - Artista Visual - Todos os direitos reservados.